Projeto

USO EXCLUSIVO DO SiC

PROJETO Nº

Governo do Estado de Pernambuco

Sistema de Incentivo à Cultura

SIC/PE

Projeto Cultural

Rádio-série “Contos de Ifá”

Título do Projeto”

( ª via)

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

USO EXCLUSIVO DO SiC

PÁGINA

01/09

SISTEMA DE INCENTIVO À CULTURA – SIC

PROJETO Nº

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO CULTURAL

01

TÍTULO OU NOME DO PROJETO

Rádio-série “Contos de Ifá”

02

CATEGORIA DO PROPONENTE

03

COMISSÃO DO FUNCULTURA A QUE SE DESTINA O PROJETO

Pessoa Física

x

Pessoa Jurídica de Direito Privado

X

COMISSÃO DELIBERATIVA

Prefeitura Municipal

Demais Pessoas Jurídicas de Direito Público

COMISSÃO GOVERNAMENTAL

04

PROPONENTE DO PROJETO

05

Nome ou Razão Social

06

CPC

Centro Cultural Coco de Umbigada

07

CPF / CNPJ

08

Nome do Dirigente

09

Cargo/Função

08.616.844/0001

Maria Elizabeth Santiago de Oliveira

Coordenadora Geral

10

C.I./RG (nº/Data de Emissão/Org.Exped.)

11

Telefones

12

Fax

442.236.764.15 / 2.622.189 (SSP-PE/ emissão 20-08-1990)

81 3439 6475

13

Endereço

Rua João de Lima, 42

14

Bairro

15

Cidade

16

UF

Guadalupe

Olinda

PE

17

CEP

18

E-mail

53240-570

sambadadecoco@gmail.com

19

PROJETOS JÁ BENEFICIADOS OU EM TRAMITAÇÃO NO SIC

ANO

PROJETO

SITUAÇÃO

VALOR

APROVADO

CAPTADO

20

ÁREA (S) CULTURAL (AIS) DO PROJETO

Artes integradas – 1. Programas de rádio para difusão da cultura com, pelo menos, 52 (cinquenta e duas edições inéditas

21

ÁREA DE ATUAÇÃO PREDOMINANTE DO PROJETO

Artes integradas – 1. Programas de rádio para difusão da cultura com, pelo menos, 52 (cinquenta e duas edições inéditas

22

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

INÍCIO:

15

12

2013

TÉRMINO:

15

06

2014

23

LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Locais:

Pais/Estado/Município

Centro Cultural Coco de Umbigada

Brasil/Pernambuco/Olinda

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02/09

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PROJETO Nº

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24

EQUIPE PRINCIPAL DO PROJETO

25

Nome do Profissional/Empresa

26

Função no Projeto

27

Procedência (Estado)

Ronaldo Eli Júnior

Produção Executiva

Direção Geral

PE

Maria Elizabeth Santiago de Oliveira

Consultora especializada em tradições de matriz africana

Direção Musical

PE

Daniel Luís Albuquerque

Técnico de Gravação

Editor de áudio

PE

28

OBJETO DO PROJETO

Contos de Ifá” é uma série de programas de rádio produzida a partir dos contos da mitologia de matriz africana preservados e difundidos nas comunidades-terreiro de Recife e Olinda. Nela serão apresentados os mitos, a história dos orixás, suas aventuras e desventuras, suas criações e suas particularidades: os elementos conceituais que moldam os costumes, rituais e padrões éticos e comportamentais das comunidades tradicionais de matriz africana.

29

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Um mito (do grego antigo μυθος, translit. “mithós”) é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Ao mito está associado o rito. O rito é o modo de se pôr em ação o mito na vida do Homem – em cerimônias, danças, orações, sacrifícios).”[1]


As religiões afrobrasileiras também utilizam e se alimentam dos mitos. As histórias dos orixás, suas aventuras e desventuras, suas criações e seu comportamento, são bases de referência para uma educação popular das comunidades tradicionais, repassando valores e conhecimentos nas mais diversas áreas do conhecimento. Tratam-se de histórias contadas e repassadas pela tradição oral, entre familiares e membros de comunidades tradicionais de matriz africana em todo o Brasil.
No Centro Cultural Coco de Umbigada, os mitos são repassados através dos Contos de Ifá. Ifá é um oráculo, porta-voz dos orixás. Quando as entidades são consultadas através de búzios, contas ou por outros meios, é estabelecida uma comunicação que passa por Ifá, e nos é transmitida. Está relacionado também com a profecia e a adivinhação.
A realização de rádiocontos dos Contos de Ifá fortalece esse processo no momento em que a história da África e do povo afrobrasileiro se levanta e reclama valorização, conquistando inclusive o direito, ainda não realizado, à sua inserção no ambiente escolar e nos meios de comunicação.

Pernambuco é reconhecido em todo o país como um Estado rico em manifestações culturais relacionadas às matrizes africanas. A exemplo de outros estados, como a Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Maranhão, aqui também uma porção significativa da população mantém estreita relação com as vivências culturais e religiosas originadas do legado dos povos escravizados e sequestrados na África, e que se adaptaram para contribuir com a formação do “povo brasileiro”.

Em que pese as generalidades desse processo, ressaltam-se também particularidades de diversas naturezas. Candomblé é o nome mais utilizado para referência geral às religiões de matriz africana. Entretanto, existem muitas outras denominações, decorrentes da diversidade de origem, mitos, ritos e formas de miscigenação. O candomblé pernambucano é conhecido como Xangô, e nele predomina a nação Nagô Egbá, com diferenças marcantes em relação a outras localidades. Sobre a comparação com a Bahia, por exemplo, citamos Luís Felipe Rios[2]: “Como o candomblé e o xangô são referidos como de modelo nagô, em termos das matrizes míticas africanas (as nações), no Recife – talvez para que não reste dúvidas das diferenças entre o nagô baiano e o nagô pernambucano – o termo nagô é utilizado apenas para o xangô e para o modelo baiano a denominação utilizada é o candomblé-de-nação.”

Com o suporte de práticas artísticas e culturais diversas, como a contação de histórias, a música e a rádio-arte, o projeto “Contos de Ifá” ampliará a visibilidade das histórias utilizando os recursos da comunicação de massa, transmitindo os conteúdos produzidos através de emissoras de rádio, da internet e pela distribuição de CD’s para escolas, pontos de cultura e comunidades de matriz africana pernambucanas e de outros estados. Por isso a opção pela inscrição na área “Artes Integradas”.

A produção da série prezará pela coerência e o respeito às tradições, que serão garantidas com a participação da yalorixá Beth de Oxum, consultora especializada e responsável pela direção musical do projeto.

[1]http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito

[2]RIOS, Luís Felipe. “A fluxização da umbanda carioca e do candomblé baiano em Terras Brasilis e a reconfiguração dos campos afro-religiosos locais.” Disponível em: http://www.naya.org.ar/congreso2000/ponencias/Luis_Rios.htm . Acesso em 15 de março de 2013.

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30

OBJETIVOS E METAS DO PROJETO

GERAL:

Produzir a série “Contos de Ifá”, com 52 programas de rádio baseados em contos da mitologia de matriz africana gravados com zeladores de santos de comunidades-terreiro de Recife e Olinda, para veiculação em rádios e distribuição em CD’s e via internet.

ESPECÍFICOS:

  • Gravar histórias contadas por zeladoras (es) de santo de comunidade tradicionais de matriz africana em Recife e Olinda;

  • Produzir uma série de programas de rádio utilizando os contos, com trilha sonora e sonoplastia produzidas no terreiro Ilê Axé Oxum Karê, o Terreiro da Umbigada, em Olinda;

  • Transmitir os programas em rádios públicas, educativas, comunitárias, livres e comerciais;

  • Disponibilizar e divulgar a programação na internet;

  • Distribuir a programação em CD para escolas, pontos de cultura, e comunidades tradicionais de matriz africana.

31

PÚBLICO ALVO

Comunidades tradicionais de matriz africana, comunidade escolar, público em geral.

32

ESTIMATIVA DE PÚBLICO

5 mil ouvintes do CD

1 mil ouvintes na internet

20 mil ouvintes de rádios livres, comunitárias e públicas que receberão o material

33

GERAÇÃO DE RENDA

34

Empregos Diretos:

35

Empregos Indiretos:

1 Elaboração de projeto

1 Produção Executiva

1 Consultora especializada em tradições de matriz africana

1 Direção Geral

1 Direção Musical

1 Técnico de Gravação

2 Editor de áudio

8 Contadores/as de histórias

3 Músicos

1 Designer/projeto gráfico

1 Contadora

Fabricação dos CD’s

Serviços gráficos

Serviços de transporte

Locação de equipamentos de gravação

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36

ESTIMATIVA DE RECEITAS

37

VALOR ESTIMADO DO PREÇO DE VENDA DO PRODUTO CULTURAL

COM INCENTIVO DO FUNCULTURA

SEM INCENTIVO DO FUNCULTURA

38

PLANO DE DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO

Bens/Serviços

Quantidade

Destino

Forma de Repasse

CD “Contos de Ifá”

250

Rádios livres, públicas, comunitárias e comerciais

Doação

CD “Contos de Ifá”

250

Escolas

Doação

CD “Contos de Ifá”

250

Pontos de Cultura

Doação

CD “Contos de Ifá”

250

Comunidades-terreiro

Doação

39

RECURSOS UTILIZADOS NO PROJETO

FONTE DOS RECURSOS

VALOR (R$)

%

Nº DA FONTE

ESPECIFICAÇÃO DA FONTE

001

RECURSOS PRÓPRIOS DO PROPONENTE

002

PATROCÍNIOS OU DOAÇÕES SEM INCENTIVO FISCAL

003

INCENTIVO ORIGINÁRIO DO MINC

004

INCENTIVOS ORIGINÁRIOS DE OUTROS ESTADOS (LEIS DE INCENTIVO)

005

INCENTIVOS ORIGINÁRIOS DE PREFEITURAS (LEIS DE INCENTIVO)

006

VALOR DO ESTÍMULO OU INCENTIVO PLEITEADO AO FUNCULTURA

51660,00

100%

007

OUTRAS FONTES (especificar):

TOTAL

51660,00

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ESTRATÉGIA DE AÇÃO

  • Elaboração do projeto

  • Contratação de:

    • Produção Executiva

    • Consultora especializada em tradições de matriz africana

    • Direção Musical

    • Técnico de Gravação

    • Editor de áudio

    • contadora

    • serviço de transporte

    • Assessoria de Comunicação

  • Convite e contratação para babalorixás e yalorixás participarem narrando os contos para ser gravados

  • Aluguel de equipamentos

  • Realização das sessões de gravação seguindo cronograma elaborado com zeladores de santo participantes

  • Criação e alimentação de blog com registros do processo e conteúdos produzidos no projeto

  • Edição e finalização do material gravado

  • Elaboração de projeto gráfico do CD

  • Fabricação dos CD’s

  • Distribuição do conteúdo em cd e na internet

  • Visitas a rádios públicas, livres, comunitárias e comerciais para estimular a veiculação dos programas produzidos

  • Prestação de contas

  • Entrega de relatório final

*Os 52 programas serão produzidos em formato de radiocontos com duração de 3 a 5 minutos por episódio, sendo liberados 4 programas por semana a partir do 4º mês do projeto. Eles deverão ser transmitidos e reprisados ao longo da programação das rádios interessadas, seguindo definição de suas diretorias.

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41

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

42

Datas Previstas:

INÍCIO:

15

12

13

TÉRMINO:

15

06

14

43

Duração Prevista:

6

MESES ou

SEMANAS

44

ORÇAMENTO ANALÍTICO DE EXECUÇÃO DO PROJETO – VALOR TOTAL DO PROJETO

45 Meta

46 Etapa

ou Fase

47

Especificação

(Meta/ Etapa ou Fase/ Atividades)

48

Duração

(Etapa ou Fase)

49

Indicador Físico

(Atividade)

52

Custos (R$)

(Atividade)

55 – Custo Total

da Etapa ou

Fase

(R$)

56- Fonte dos

Recursos

Nº da Fonte

50–Unid.

51–Qtd.

53 – Unitário

54 – Total

I

1.0

PRÉ PRODUÇÃO

8000,00

006

1.1

PRODUÇÃO EXECUTIVA

6 MESES

SERVIÇO

1

3000,00

3000,00

1.2

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

6 MESES

SERVIÇO

5000,00

5000,00

II

2.0

PRODUÇÃO

24940,64

2.1

DIREÇÃO GERAL

4 MESES

SERVIÇO

1

2000,00

2000,00

006

2.2

CONTADORES DE HISTÓRIAS

1 MÊS

CACHÊ

8

600,00

4800,00

2.3

DIREÇÃO MUSICAL

1 MÊS

CACHÊ

1

1200,00

1200,00

2.4

TÉCNICO DE GRAVAÇÃO

2 MÊS

SERVIÇO

1

2000,00

2000,00

2.5

EDITOR DE ÁUDIO

3 MESES

SERVIÇO

2

2000,00

4000,00

2.6

MÚSICOS

1 MÊS

CACHÊ

3

1000,00

3000,00

2.7

ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO (GRAVADOR, MICROFONE, FONES DE OUVIDO)

1 MÊS

SERVIÇO

1

3640,64

3640,64

2.8

TRANSPORTE (aluguel de veículo com motorista)

1 MÊS

DIÁRIA

8

200,00

1600,00

2.9

FABRICAÇÃO DE CD’S (COM CAPAS E ENCARTES)

1 MÊS

SERVIÇO

1000,00

2,70

2700,00

III

3.0

DIVULGAÇÃO

4500,00

006

3.1

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

6 MESES

SERVIÇO

1

3000,00

3000,00

3.2

DESIGNER (CAPA E ENCARTE DE CD, ARTES PARA WEB)

1 MÊS

SERVIÇO

1

1500,00

1500,00

IV

4.0

ADMINISTRAÇÃO

4932,80

4.1

ADMINISTRAÇÃO

6 MESES

SERVIÇO

1

2066,40

2066,40

4.2

ELABORAÇÃO DE PROJETO

1 MÊS

SERVIÇO

1

2066,40

2066,40

4.3

CONTADOR

6 MESES

SERVIÇO

1

500,00

500,00

4.4

TARIFAS BANCÁRIAS

6 MESES

TAXA

6

50,00

300,00

V

5.0

IMPOSTOS E ENCARGOS

6826,56

006

5.1

INSS PESSOA FÍSICA

20%

34132,80

6826,56

VII

6.0

FISCALIZAÇÃO

2460,00

006

6.1

FISCALIZAÇÃO FUNDARPE

5%

49200,00

2460,00

57

TOTALGERAL(R$):

51660,00

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58

PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

59

Datas Previstas:

INÍCIO:

15

12

13

TÉRMINO:

15

06

14

60

Duração Prevista:

6

MESES ou

SEMANAS

61

ORÇAMENTO ANALÍTICO DE EXECUÇÃO DO PROJETO – VALOR INCENTIVADO PELO FUNCULTURA – RECURSOS FONTE 006

62 Meta

63 Etapa

ou Fase

64

Especificação

(Meta/ Etapa ou Fase/ Atividades)

65

Duração

(Etapa ou Fase)

66

Indicador Físico

(Atividade)

69

Custos (R$)

(Atividade)

72 – Custo Total

da Etapa ou

Fase

(R$)

73- Imposto

INSS

67–Unid.

68–Qtd.

70 – Unitário

71 – Total

I

1.0

PRÉ PRODUÇÃO

8000,00

1.1

PRODUÇÃO EXECUTIVA

6 MESES

SERVIÇO

1

3000,00

3000,00

600,00

1.2

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

6 MESES

SERVIÇO

5000,00

5000,00

1000,00

II

2.0

PRODUÇÃO

24940,64

2.1

DIREÇÃO GERAL

4 MESES

SERVIÇO

1

2000,00

2000,00

400,00

2.2

CONTADORES DE HISTÓRIAS

1 MÊS

CACHÊ

8

600,00

4800,00

960,00

2.3

DIREÇÃO MUSICAL

1 MÊS

CACHÊ

1

1200,00

1200,00

240,00

2.4

TÉCNICO DE GRAVAÇÃO

2 MÊS

SERVIÇO

1

2000,00

2000,00

400,00

2.5

EDITOR DE ÁUDIO

3 MESES

SERVIÇO

2

2000,00

4000,00

800,00

2.6

MÚSICOS

1 MÊS

CACHÊ

3

1000,00

3000,00

600,00

2.7

ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS DE GRAVAÇÃO (GRAVADOR, MICROFONE, FONES DE OUVIDO)

1 MÊS

SERVIÇO

1

3640,64

3640,64

2.8

TRANSPORTE (aluguel de veículo com motorista)

1 MÊS

DIÁRIA

8

200,00

1600,00

2.9

FABRICAÇÃO DE CD’S (COM CAPAS E ENCARTES)

1 MÊS

SERVIÇO

1000,00

2,70

2700,00

III

3.0

DIVULGAÇÃO

4500,00

3.1

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO

6 MESES

SERVIÇO

1

3000,00

3000,00

600,00

3.2

DESIGNER (CAPA E ENCARTE DE CD, ARTES PARA WEB)

1 MÊS

SERVIÇO

1

1500,00

1500,00

300,00

IV

4.0

ADMINISTRAÇÃO

4932,80

4.1

ADMINISTRAÇÃO

6 MESES

SERVIÇO

4%

2066,40

2066,40

413,28

4.2

ELABORAÇÃO DE PROJETO

1 MES

SERVIÇO

4%

2066,40

2066,40

413,28

4.3

CONTADOR

6 MESES

SERVIÇO

1

500,00

500,00

100,00

4.4

TARIFAS BANCÁRIAS

6 MESES

TAXA

6

50,00

300,00

V

5.0

IMPOSTOS E ENCARGOS

6826,56

5.1

INSS PESSOA FÍSICA

20%

34132,80

6826,56

VI

6.0

FISCALIZAÇÃO

2460,00

6.1

FISCALIZAÇÃO FUNDARPE

5%

49200,00

2460,00

74

TOTALGERAL(R$):

51660,00

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75

CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO – VALOR TOTAL DO PROJETO

76 Etapa ou Fase

77

Especificação

78

CUSTO TOTAL

(R$)

79

CUSTOS EM MESES OU SEMANAS

MESES

X

SEMANAS

1º (ª)

2º (ª)

3º (ª)

4º (ª)

5º (ª)

6º (ª)

I

PRE-PRODUÇÃO

8000,00

4000,00

4000,00

II

PRODUÇÃO

24940,64

1000,00

12240,64

6000,00

3000,00

2700,00

III

DIVULGAÇÃO

4500,00

1500,00

3000,00

IV

ADMINISTRAÇÃO

4932,80

4682,80

50,00

50,00

50,00

50,00

50,00

V

IMPOSTOS E ENCARGOS

6826,56

2226,56

1400,00

1200,00

1200,00

800,00

VI

FISCALIZAÇÃO

2460,00

2460,00

TOTAL(R$):

51660,00

15869,36

13690,64

7250,00

50,00

7250,00

7550,00

80

CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO DE DESEMBOLSO – RECURSOS FONTE 006 – FUNCULTURA

81 Etapa

ou Fase

82 – Especificação

83 – CUSTO TOTAL

(R$)

84

VALORES DAS PARCELAS

1ª – 15/12/2013

I

PRE-PRODUÇÃO

8000,00

4000,00

4000,00

II

PRODUÇÃO

24940,64

19240,64

5700,00

III

DIVULGAÇÃO

4500,00

1500,00

3000,00

IV

ADMINISTRAÇÃO

4932,80

4832,80

100,00

V

IMPOSTOS E ENCARGOS

6826,56

4826,56

2000,00

VI

FISCALIZAÇÃO

2460,00

2460,00

TOTAL(R$):

51660,00

36860,00

14800,00

LISTA DE ANEXOS

DOCUMENTO

OBSERVAÇÕES

CD Radioconto “A Cura”

Produzido por Ronaldo Eli Júnior, através do Edital Nossa Onda, do Ministério da Cultura

CD Programa de Rádio “A Força dos Orixás”

Entrevista com Mãe Beth de Oxum

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PROJETO Nº

FORMULÁRIO PARA INSCRIÇÃO DE PROJETO CULTURAL

85

TERMO DE RESPONSABILIZAÇÃO

________________________________________________________________________________, produtor do Projeto Cultural Rádio-série “Contos de Ifá”, compromete-se em especial a:

I – realizar o projeto cultural incentivado, obrigando-se a veicular e fazer inserções dos nomes e símbolos do Governo do Estado de Pernambuco e do FUNCULTURA, em todo o material de apresentação e divulgação do mencionado projeto, conforme disciplinado em norma específica;

II – destinar os valores repassados pelo FUNCULTURA, exclusivamente para atender às despesas com o projeto aprovado;

III – cumprir as exigências previstas na Lei n.º 12.310, de 19 de dezembro de 2002, e no Decreto n.º 25.343, de 31 de março de 2003, e alterações;

IV – permitir o livre acesso e colaborar com os membros das Comissões do FUNCULTURA e dos agentes do SIC responsáveis pelo acompanhamento e pela fiscalização da execução do projeto.

Por fim, declara, sob as penas da lei, que as informações e os dados constantes do projeto apresentado e de seus eventuais anexos expressam a verdade, passando a assinar o presente termo em 03 (três) vias de igual teor e para o mesmo fim.

______________________________ ____________________________

Local e Data Assinatura do Produtor Cultural

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